O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, fez um balanço dos dois anos do atual Governo na Espanha e mostrou seu desacordo com as medidas em matéria de família, matrimônio e educação, assim como com algumas leis aprovadas na presente legislatura, que apontam a implantação na sociedade de um laicismo que afeta radicalmente a pessoa.

O Cardeal Cañizares afirmou que embora não possa entrar em avaliações políticas, sim queria fazê-lo no que se refere aos direitos humanos e aos princípios éticos, por isso disse que algumas leis aprovadas pelo Governo do PSOE afetam a "verdade do matrimônio" em referência à lei sobre divórcio; ao "direito à vida", no caso da Lei de reprodução assistida; ou à educação, no caso da Lei Orgânica de Educação (LOE), recentemente aprovada.

O Arcebispo de Toledo destacou que a tudo isso se une a "pretensão" de implantar um laicismo na sociedade espanhola que afeta "de forma radical" a pessoa humana, por isso expressou seu "desacordo pessoal" com tudo o que é realizado pelo Executivo nas áreas mencionadas.

O Cardeal espanhol, por outro lado, animou à colaboração entre o Governo e a Igreja, explicando que laicismo não é o mesmo que laicidade, já que o primeiro busca a "redução da fé ao espaço do particular". De fato, alegou que a Igreja não se "intromete" nesse sentido, mas sim defende uma série de princípios que procuram "o bem comum", que respondem "à razão humana e à verdade do homem".

Perguntado sobre a situação da educação, o Cardeal Cañizares deixou claro que até agora a Comissão mista Estado-igreja para o seguimento dos acordos com a Santa Sé não foi levada em conta para a aprovação da LOE, sendo inclusive "absolutamente ignorada".

Aniversário de Pontificado de Bento XVI

Perguntado sobre sua avaliação a respeito do primeiro ano de pontificado do Santo Padre Bento XVI, o Arcebispo de Toledo afirmou que foi "um ano de Graça do Senhor", em que o Papa se mostrou como um "servo fiel" que está dando continuidade ao trabalho de seu antecessor, João Paulo II, impulsionando uma nova evangelização; deste modo destacou a "simplicidade e sabedoria" com a que Bento XVI "soube ganhar às pessoas".

Alec Reid e ETA: "Causa particular"

Em relação às declarações do sacerdote redentorista irlandês, Pe. Alec Reid, sobre o processo iniciado na Espanha como resultado da declaração do cessar-fogo permanente por parte do ETA, o Cardeal Cañizares afirmou que "sua mensagem não representa nem a Conferência Episcopal Espanhola nem a irlandesa, nem a Santa Sé, mas a uma causa particular dela".

O Arcebispo do Toledo manifestou que o Pe. Reid "não é porta-voz" da Igreja nesse sentido, e insistiu que a única autoridade que representa é a sua própria.