Com o seqüestro do Bispo colombiano Misael Vacca Ramírez por ação do esquerdista “Exército de Libertação Nacional (ELN), o Sub-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe Ciro Benedettini, C.P.,  expressou o enérgico pedido do Papa João Paulo II exigindo sua libertação.

“O Santo Padre recebeu com dor e preocupação a notícia deste ato criminal, totalmente injustificado, e pede com paterna firmeza a libertação imediata do Prelado”, disse o Pe Benedettini. 

“É muito lamentável e reprovável que a um Bispo que foi anunciar o Evangelho da paz e da esperança aos fiéis confiados a seu cargo, principalmente aos mais pobres, que seja impedido de um modo tão inclassificável de exercer livremente seu ministério pastoral”, disse o porta-voz da Santa Sé.

O Vaticano lembrou em uma nota de imprensa que a noite do sábado 24 julho, membros da Frente “José David Suárez” do ELN   seqüestraram ao Bispo Misael Vacca Ramírez, de Yopal, ao leste da Colômbia, enquanto estava visitando a comunidade cristã de Morcote.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, há um mês colocou em andamento uma iniciativa de diálogo com o ELN através do governo mexicano. Os seqüestradores revelaram que querem entregar uma mensagem ao Prelado.