A Santa Sé públicou a carta em que o Papa Bento XVI nomeia o Arcebispo de São Domingos (República Dominicana), Cardeal Nicolás do Jesus López Rodríguez, seu enviado especial para as celebrações em Lima do IV Centenário da morte de Santo Toríbio de Mogrovejo, e em que destaca o ardor apostólico do Patrono do Episcopado latino-americano.

Na missiva dirigida ao Cardeal, o Santo Padre lembra que "a Igreja Católica está costuma prestar um culto apropriado a todos os Santos e sobretudo àqueles que se dedicaram diligente e excelentemente a obras insignes, os quais bem foram merecidos da Igreja e foram claros exemplos de virtude e que, movidos por um ardoroso ardor interior, consagraram-se a Deus e à saúde da Igreja".

"Entre eles certamente deve-se contar dúvida Santo Toribio de Mogrovejo, segundo Arcebispo de Lima e Padroeiro celestial de todo o Episcopado da América Latina, que, dotado de uma ótima disciplina e inflamado pelo ardor apostólico, dedicou-se a que o anúncio do Evangelho seja amplamente difundido entre os povos peruanos e se solidarizou com a Igreja desses lugares com diligência", afirma o Pontífice em sua carta escrita em latim e datada de 4 de março passado.

Do mesmo modo, Bento XVI pede ao Cardeal mostrar aos participantes das celebrações que se realizarão de 24 a 29 de abril em Lima seus "bons desejos e intenções com as quais abraçamos o povo peruano".

Finalmente, o Santo Padre invoca a proteção de Santo Toríbio "para que os fiéis do Peru sigam sem dúvida nem demora os passos que este santo deixou".

Para conhecer o detalhes das celebrações por este IV Centenário da partida à Casa do Pai de Santo Toríbio, visite: www.arzobispadodelima.org.