O Arcebispo de Toledo e Primaz da Igreja na Espanha, Cardeal Antonio Cañizares, convidou a reenvangelizar a sociedade atual a partir das catedrais, que devem ser lugares formadores de cristãos.

Durante as jornadas "A Catedral, lugar de evangelização. meios de comunicação social", o Cardeal advertiu que a sociedade atual vive de costas a Deus e que frente a suas conseqüências negativas, a Igreja deve "responder cultivando a expressão de Deus naqueles âmbitos que são mais propícios para isso".

Um destes âmbitos são as Catedrais, indicou, as quais devem fortalecer sua identidade, "que não esteve muito evidente durante uma série de anos", e "entregar-se ao serviço da evangelização para encaminhar os homens ao encontro com Deus, para que creiam"; porque "quanto mais se secularize a vida, mais se diminui o homem".

O Cardeal lembrou que as catedrais, como expressão da realidade da "Igreja mãe", estão chamadas a viver e organizar-se "para fazer cristãos, gerar novos filhos para a Igreja e esta deve ser nossa solicitude pastoral".

Diante de representantes dos Conselhos Catedrais, o Arcebispo disse que estes, além de ser um lugar de adoração, devem oferecer iniciação cristã, "cuidar muito a liturgia para que a Eucaristia seja o centro de nossas Catedrais", assim como potencializar o sacramento da confissão, velando que sempre haja um sacerdote disponível.

Com respeito à música, pediu tirar dos arquivos "composições musicais que ofereçam à comunidade diocesana qualidade musical e conteúdo de fé". Também pediu fortalecer a oração dos fiéis e organizar visitas guiadas "para evangelizar através da arte".