O número de adultos que recebem os sacramentos de iniciação cristã está crescendo gradualmente na França, um país afetado notoriamente pelo secularismo. Neste ano foram batizando  2.650 pessoas durante a Vigilia Pascal do Sábado Santo.

Este número é superior ao do ano passado, que chegou a 2.409, segundo informa o serviço nacional de catecúmenos da Conferência Episcopal Francesa.

Não obstante, o número de catecúmenos também cresceu, em relação a  2004. Em 2005 iniciaram sua preparação 9.564 pessoas, enquanto que em 2004 foram apenas 200 pessoas a menos. Considerando-se, além disso, que o tempo de preparação para os que vão  receber estes sacramentos é de dois anos.

Destas pessoas, 48 por cento pertencia a outras confissões cristãss, 5 por cento ao Islã, 3 por cento a religiões orientais e 22 por cento eram ateus.

Por serem adultos, recebem o sacramento do Batismo, Crisma e Eucaristia -os três sacramentos da iniciação cristã- durante a Vigilia Pascal, enquanto que as crianças os recebem  progressivamente.