Numerosos católicos cubanos participaram nesta  Sexta-feira Santa da Via Sacra, organizada nas ruas do centro histórico de Havana, assim como em outras cidades da Ilha, onde se realizaram vinte procissões.

Com autorização das autoridades correspondentes, a procissão da Via Sacra partiu do Convento da Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida e terminou na  Igreja do Cristo de Boa Viagem.

O Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega y Alamino, lembrou que "celebramos àquele que veio dar a batalha pelo amor, pelo bem e a justiça" e destacou que "todas as cruzes de nossa vida encontram na cruz de Jesus uma resposta".

As imagens da Virgem Maria Dolorosa, Jesus Nazareno e uma enorme cruz de madeira percorreram as ruas sobre os hombros dos costaleiros, enquanto centenas de fiéis e penitentes entoavam cantos e rezavam.

Dois religiosos descreviam cada uma das 14 estações frente ao olhar de vizinhos que observavm a procissão dos terraços ou das portas de suas casas. A Via Sacra terminou com uma homilia do Cardeal, na entrada da Igreja do Cristo de Boa Viagem.

Também nas paróquias, igrejas e catedrais das dioceses de Havana, Santa Clara e Cienfuegos, Bayamo, Camagüey e Holguín foram realizadas cerca de vinte procissões.

Holguín é a diocese que programou mais procissões para a Sexta-feira Santa, duas delas na própria cidade, e as demais em Banes, Cueto, Mayarí, Antilla, Gibara, Floro Pérez, Fray Benito, Rafael Freyre e Velazco.

As procissões religiosas foram autorizadas pelo Governo cubano em 1998, pela primeira vez depois de quase quarenta anos, após a histórica visita do falecido Papa João Paulo II.