O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, confirmou que a inscrição ao V Encontro Mundial das Famílias (EMF Valência 2006) que se realizará em julho próximo nessa cidade será gratuita, para que as famílias participantes não tenham dificuldades para encontrar-se com o Papa Bento XVI.

O Prelado revelou à agência Avan que embora "haja possibilidades de colaborar com donativos nos gastos do encontro não ficará como condição pagar uma quantidade determinada para se inscrever e participar", para não impedir que por razões econômicas milhares de famílias inteiras possam ter um encontro alegre com o Santo Padre".

Dom García-Gasco, indicou também que as previsões da organização "superam amplamente um milhão de participantes" ao confirmar que já se vem procurando alojamento para os 250 mil peregrinos provenientes da Itália que se unirão ao evento.

"A garantia do êxito quanto ao número de pessoas que irão a Valência é evidente, mas o mais importante é que todos os que venham não só sejam bem recebidos, mas também bem atendidos", apontou.

O Arcebispo destacou também como algo que jamais se apresentou nas anteriores edições dos EMF, a celebração da Feira Internacional das Famílias, em que organizações de todo o mundo mostrarão à sociedade o que se está fazendo no mundo a favor das famílias.

"Tomara que desta feira saia um compromisso para resolver tantos problemas que hoje tem a família", expressou Dom García-Gasco, em referência a muitas legislações da Europa e América que ferem a mesma.