Durante a Missa Crismal celebrada na Catedral, Dom Carlos Maria Franzini, Bispo de Rafaela, exortou os sacerdotes em particular e à comunidade diocesana em geral a uma conversão "não só pessoal e moral mas também comunitária e pastoral".

"A conversão pastoral chama a todos a adequar cada dia mais nossa vida aos intuitos de Deus", assinalou o Prelado ao lembrar que "o caminho que percorremos como Igreja é animado pelo Espírito que nos convoca a ser mais dóceis à vontade do Pai".

Dom Franzini indicou que a conversão não é tal até que não alcança a dimensão pastoral de nossa vida cristã e pediu aos sacerdotes, ser os primeiros e mais disponíveis para acolher o chamado à conversão pastoral, proposta a todo o Povo de Deus, e lhes pediu "revisar sua adesão cordial e decidida à marcha pastoral que vêm fazendo a fim de realizar um trabalho conjunto e em comunhão orgânica com a Igreja diocesana, em favor de objetivos comuns".

"O objetivo geral é –indicou– "consolidar o encontro dos batizados com Jesus, mediante uma intensa vida sacramental, para que sejamos testemunhas e servidores deles".

Por último, Dom. Franzini insistiu em que essa meta "nunca poderá se concretizar se não suscitar em nós, acima de tudo em nós, pastores, a ardente paixão por este encontro".