O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, destacou que os acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, mostram ao homem que "o conhecimento real de suas exigências mais heróicas, só se fundamentam no triunfo do amor da cruz gloriosa do Senhor".

Em seu habitual discurso semanal na rede de rádio COPE, o Cardeal explicou que a verdade de que Deus é amor só pode se encontra plenamente na Cruz de Jesus Cristo, ressuscitado por nós e por nossa salvação e acrescentou que "esta nova Semana Santa com seus dias culminantes de seu Tríduo Pascal devem nos servir para que o triunfo do amor em nossas vidas se renove de maneira especial pelo sacramento da Penitência, que nos devolve a graça batismal em sua plenitude".

O Cardeal Rouco também se referiu às celebrações pelo V Centenário do nascimento de São Francisco Xavier e lembrou que o santo jesuíta "se importava mais com a alma que qualquer outra coisa no mundo", inclusive a dos irmãos aos que não tinha chegado ainda a boa nova.

Acrescentou que este santo nos ensina a optar pelo amor verdadeiro que dá "a verdadeira vida ou decidir pelo caminho do falso amor, do amor de si mesmo, raiz e causa da morte interior e da morte exterior, da temporal e da eterna".

Finalmente, o Cardeal pediu aos espanhóis aproveitar esta Semana Santa para compreender de maneira mais pessoal as exigências de amor fraterno e do desejo de santidade, para dessa maneira ser testemunhas do triunfo de Cristo crucificado e ressuscitado.