O Patriarca latino de Jerusalém e máxima autoridade da Igreja Católica na Terra Santa, Dom. Michel Sabbah, insistiu aos israelenses e palestinos a iniciar o caminho de reconciliação para se libertar do medo produto da violência e do terrorismo.

Em sua habitual mensagem de Páscoa difundido pela agência Misna, Dom Sabbah lembrou que "os israelenses e palestinos, somos capazes de nos libertar do medo, fruto da ocupação imposta pela lei do mais forte e da lógica da morte e do ódio".

"Vós que matais, deixai de matar; vós que odeiais, deixai de odiar. Vós que ocupais a terra, devolvei a seus proprietários. Devemos acreditar em nossa capacidade de amar, todos nós, israelenses e palestinos", anotou.

Ao descrever a situação de anos de violência na Terra Santa, o Patriarca lamentou que a obra dos dirigentes, a vida dos indivíduos e grupos só se desenvolva seguindo a lógica de que "é preciso matar para sobreviver ou é preciso odiar porque nos oprimem".

Acrescentou que as dificuldades presentes na Jordânia, Palestina, Israel e Chipre nos convidam a "renovar a confiança em Deus e em nós mesmos para contribuir melhor à construção da sociedade já que o amor e a confiança são mais eficazes para voltar a conquistar a liberdade e a segurança perdidas".

Finalmente, o Patriarca insistiu a todos os que em suas mãos detêm o poder a viver e transformar em vida e paz as relações entre os dois povos da Terra Santa e encher assim os espíritos de seus habitantes de segurança, justiça e tranqüilidade".