O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, disse aos sacerdotes que o próximo V Encontro Mundial das Famílias (EMF Valência 2006) é uma "ocasião propícia" para pôr o ministério a serviço das famílias, dado as dificuldades que hoje experimenta.

"As famílias experimentam hoje novas dificuldades. Para todos é conhecido que nem as leis, nem os costumes, nem os meios de comunicação, nem os estilos de trabalho e consumo são propícios para desenvolver projetos de vida familiar", afirmou o Prelado durante a Missa Crismal celebrada na Catedral Metropolitana.

Indicou que "esta situação não deve provocar melancolia ou derrotismo", mas sim uma renovada energia sacerdotal que permita anunciar o Evangelho "com melhor convicção e com mais generosidade". "As famílias são hoje os pobres de nosso tempo", advertiu.

Dom García-Gasco assinalou que "todos temos noções mais ou menos do que é a família. Entretanto, advertiu que ela precisa hoje de "melhores razões e mais profundos argumentos para entender sua identidade e sua missão".

Nesse sentido, o Arcebispo lembrou que esta comunidade "não é um produto cultural" mas sim "forma parte do projeto original de Deus". Assinalou que por isso, "não têm o mesmo significado a família" de fundação matrimonial "e outras formas de convivência", porque, entre outras razões, "a comunidade dos esposos é a que permite acolher da maneira mais adequada a nova vida nascente e fazer justiça à dignidade do filho, desde sua concepção".

O Prelado chamou os sacerdotes a alimentar o "sacramento do matrimônio" com os sacramentos da Eucaristia e a Reconciliação, "para que os ramos estejam mais e melhor unidos à videira".

Finalmente, depois de defender o direito da Igreja a oferecer alternativas de educação e o dos pais de decidir o tipo de formação que querem para seus filhos, Dom García-Gasco convidou os sacerdotes a aproveitar o EMF Valência 2006 "para renovar o sentido de nossa consagração".