O Bispo de Yopal, Dom Misael Vacca Ramírez, foi seqüestrado ontem domingo por supostos membros do Exército de Libertação Nacional (ELN) quando se encontrava de visita pastoral em Morcote, no limite entre os estados de Boyacá e Casanare. Os seqüestradores afirmaram que libertariam o Bispo com uma suposta mensagem política.

O Padre Nicanor Roa, pároco da Catedral de Yopal, explicou que o seqüestro do Prelado –de 48 anos–, ocorreu quando se encontrava na companhia dos sacerdotes  Pedro Hernández e John Dairo Paniagua, que foram deixados em liberdade junto com o prefeito do município de Nuchía, José Galvis.

Según Galvis, o Prelado foi contactado a partir do  sábado quando os supostos membros do ELN se aproximaram e o informaram que não poderia abandonar a região até nova ordem.

Os bispos da Conferência Episcopal Colombiana (CEC) manifestaram sua rejeição ao seqüestro e pediram aos responsáveis respeitar a vida do Bispo. O Secretário Geral da CEC, Dom Fabián Marulanda, classificou o fato como “doloroso” e explicou que Dom Vacca fazia parte de uma comissão eclesiástica que buscava uma aproximação entre um dos grupos armados ilegais e o Governo Nacional.

Por sua vez, o Presidente Álvaro Uribe ordenou uma operação de resgate que se realiza na área rural e urbana de Nunchía (Casanare), a cargo das forças militares em conjunto com o Exército Nacional, a Polícia e aeronaves da Força Aérea Colombiana.

Uribe, que participou de um conselho extraordinário de segurança em Pereira, declarou que analisou o fato com os generais  Martín Orlando Carreño, Comandante do Exército, e Jorge Daniel Castro, Diretor da Polícia.

O mandatário garantiu que os oficiais dispuseram todas as ações “a fim de resgatá-lo. Temos toda a vontade de que o senhor bispo possa voltar rapidamente ao gozo pleno de sua liberdade”. “O seqüestro não tem explicação”, acrescentou Uribe.

Do mesmo modo, o  Ministro do Interior, Sabas Pretelt, garantiu que o Governo “está muito angustiado” pela situação do Prelado; e o Fiscal geral, Luis Camilo Osório, afirmou que seu pessoal tem informação sobre a autoria do fato por parte do ELN.

Líder dos jovens

Dom Vacca Ramírez nasceu em Somondoco (Boyacá), em 5 de novembro de 1955, e ali cursou seus estudos primários e secundários.

Sua formação em filosofia e teologia se deu no Seminário Maior de Tunja e na Universidade Santo Tomás de Bogotá obteve a licenciatura em Filosofia e Ciências Religiosas. No Ateneu da Santa Cruz, em Roma, cursou os estudos de Teologia sistemática e, na mesma cidade, na Pontifícia Universidade Salesiana obteve a Licenciatura em Teologia com especialização em Pastoral Juvenil e Catequese enm1992. Posteriormente fez uma nova especialização no Instituto Juan de Castellanos de Tunja, desta vez, em Ética e Pedagogia (1997).

Em 3 de dezembro de 1983 foi ordenado sacerdote e vinculou-se à diocese de Garagoa (em Boyacá).

Trabalhou como Vigário paroquial da Catedral e Delegado para a Pastoral Juvenil e Vocacional (1984-1988), e Capelão do Colégio São Luis de Garagoa (1985-1988).

Em 1992 se vinculou de meio tempo com o Instituto Universitário Juan de Castellanos de Tunja, desempenhando-se primeiro como Diretor de Licenciatura em Ciências Religiosas, depois como vice-Reitor  Acadêmico e, por último, como Reitor.

Simultaneamente na diocese de Garagoa, a partir de 1992, teve novamente o cargo de Delegado para a Pastoral Juvenil e Vocacional.

Em 22 de junho de 2001 o Papa João Paulo II o nomeou a Bispo de Yopal. Recebeu sua consagração em 10 de agosto do mesmo ano.