O Arcebispo de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano, condenou a "violência demencial" das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que na quinta-feira passada atentaram contra ônibus alimentadores do Transmilenio, deixando duas crianças mortas e 22 feridos.

Durante sua homilia de Domingo do Ramos, o Cardeal pediu orar e refletir sobre a realidade do país, assim como reafirmar o valor da vida, porque "nos dói a morte violenta de tantas crianças".

"Trata-se de uma violência demencial. Eu diria diabólica, que é capaz de mover homens desalmados para incendiar ônibus onde pessoas simples vão para o trabalho, onde vão idosos, jovens, homens, mulheres, e isso merece um rechaço categórico porque a vida é sagrada", afirmou o Cardeal.

Indicou que o ocorrido deve sacudir a indiferença dos colombianos para que todos rejeitemos qualquer tipo de violência, em especial contra as crianças.

O atentado terrorista foi atribuído a células da rede urbana Antonio Nariño das FARC, e gerou protesto e indignação na população.