A Conferência Episcopal Alemã e o Comitê Central de Católicos Alemães (ZdK) expressaram seu rechaço à transmissão no próximo dia 3 de maio pela rede de televisão musical MTV da polêmica série de desenhos animados "Popetown", assim como o anúncio para promovê-la, pois "ridicularizam a fé cristã".

O episcopado alemão pediu nesta segunda-feira através de um comunicado a intervenção dos organismos de controle de televisão e a Comissão de Proteção da Juventude para que analisem o conteúdo de um anúncio da MTV, por entender que caricatura ao Santo Padre. O anúncio da MTV, especifica a nota, contém elementos que "ridicularizam a fé cristã".

Por sua vez, o ZdK considerou que a série "Popetown" é "uma asquerosa brincadeira contra a Igreja católica" e "um ataque direto à crença cristã" e pediu à rede televisiva não transmiti-la.

Do mesmo modo, o Comitê pediu aos católicos alemães que expressem sua disconformidade contra a campanha publicitária iniciada pela MTV para promover a série realizada pela BBC de Londres e Channel X. Segundo Hans Joachim Meyer, presidente do Zdk, trata-se de "uma provocação poucos dias antes da Sexta-feira Santa e da Semana Santa".

"Popetown" é uma série de dez capítulos protagonizada pelo fictício Papa Nicholas, um idoso Pontífice "louco e excêntrico" e um "corrupto e criminal" cardeal, conforme assinala a MTV alemã no website.

A série, que é vendida em DVD depois que a BBC decidiu não transmiti-la, se auto-promove como a mais "hilariante, controvertida e aditiva jamais feita". "Assim é 'Popetown' onde o dinheiro, o poder e a corrupção é a ordem do dia e todo mundo participa", diz a propaganda.

Entretanto, a MTV garante que a série –em que se vê a cruz vazia e Jesus Cristo sentado em uma poltrona vendo a televisão– "não é uma calúnia nem um insulto às orientações religiosas" dos telespectadores.

Em vários países

As tentativas de transmitir "Popetown" em canais de televisão na Europa nem sempre foram bem-sucedidas. A polêmica serie não pôde ser transmitida no Reino Unido pela televisão pública BBC devido à forte oposição da Igreja Católica britânica. Em setembro de 2004 o responsável pela BBC, Stuart Murphy, assinalou que "decidimos não transmitir o programa depois de muitas considerações e consultas, depois de comparar o risco criativo com a possível ofensa a uma parte da audiência".

Do mesmo modo, em fevereiro de 2005, a cadeia de televisão italiana CanalJimmy decidiu transmitir a série de desenhos animados, desta vez com o título "Holy Smoke" (Fumaça Santa), causando o mal-estar de muitos dos cidadãos do país majoritariamente católico.

Naquela ocasião um porta-voz do CanalJimmy declarou que "este é um canal bastante alternativo. De fato, esperamos que exista um pouco de polêmica para que possamos capturar a atenção do público".

Posteriormente, em junho de 2005, desta vez na Nova Zelândia, a organização católica Familiy Life International pediu a uma rede televisiva local não transmitir os polêmicos desenhos animados.