O Secretário Geral e Porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. Juan Antonio Martínez Camino, apresentou à imprensa a Instrução Pastoral "Teologia e secularização na Espanha. Aos quarenta anos da clausura do Concílio Vaticano II", em que os bispos orientam sobre doutrinas que perturbam atualmente a fé e vida eclesiástica e abordam "as causas principais da secularização interna da Igreja".

A elaboração da Instrução, aprovada na última Assembléia Plenária da CEE realizada de 27 a 31 de março passado, foi encomendada à Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé e se remonta a setembro de 2003. Foi estudada e perfilada nas duas últimas Assembléias Plenárias, assinalou o porta-voz da CEE.

O documento episcopal "oferece uma palavra de orientação e discernimento frente a determinadas colocações doutrinais, estendidos dentro da Igreja, e que encontraram uma difundida acolhida também na Espanha, perturbando a vida eclesiástica e a fé dos simples".

Do mesmo modo, conforme assinala ele mesmo, trata de identificar uma das causas principais da secularização interna da Igreja, assinalando que na origem desta se encontra "a perda da fé e de sua inteligência, em que têm, sem dúvida, um papel importante algumas propostas teológicas deficientes". Segundo o texto, estas propostas se relacionam com a apresentação deformada do Mistério de Cristo.

Propostas teológicas deficientes

Sobre os elementos que entram em jogo nas propostas teológicas deficientes, a Instrução assinala uma concepção racionalista da fé e da Revelação, um humanismo imanentista aplicado a Jesus Cristo, uma interpretação meramente sociológica da Igreja e um subjetivismo-relativismo secular no campo da moral.

Segundo o texto, estas colocações deficientes se encontram unidas pelo abandono ou o não reconhecimento do especificamente cristão, em especial, do valor definitivo e universal de Jesus Cristo em sua Revelação, sua condição de Filho do Deus vivo, sua presença real na Igreja e sua vida oferecida e prometida como configuradora da conduta moral.

A Instrução, embora destinada a todos os fiéis católicos, é de particular utilidade para todos aqueles que receberam na Igreja a missão de ensinar em seu nome, assinalou o sacerdote.

Para ler a Instrução Pastoral completa visite:

http://www.conferenciaepiscopal.es/documentos/Conferencia/teologia.htm