Com a celebração da festa de São Tiago Apóstolo, Padroeiro da Espanha, o Arcebispo de Madri e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antônio María Rouco Varela, animou os mil e 300 jovens madrilenhos presentes na Catedral de Oviedo a seguir o exemplo dos apóstolos que empreenderam a “apaixonante aventura” do cristianismo da sempre vigente “revolução cristã”.

O Cardeal Rouco presidiu uma concorrida  Missa com a participação de jovens que iniciarão nesta terça-feira a peregrinação a Santiago saindo da cidade asturiana de Navia.

O Arcebispo de Madri ressaltou o importante papel dos jóvens na Igreja e no mundo atual e advertiu-lhes de que sua fé "servirá em muitos casos para que os critiquem, persigam e digam que estão errados" e animou-lhes a seguir o exemplo dos apostólos, "doze jovens que empreenderam uma apaixonante aventura".

Apesar de que a religão católica ser "questionada e relativizada, a revolução cristã não passará", enfatizou o Purpurado.

O Cardeal agradeceu "a hospitalidade" de Oviedo e ressaltou que sua Catedral "é o templo da Espanha que mais se centra na figura de Cristo".

O Cardeal Rouco fez alusões à importância que Astúrias tem na história religiosa da Espanha e se remontou aos tempos da Reconquista em Covadonga. Igualmente, agradeceu de forma especial a cessiçao da Catedral a seu homólogo ovetense Dom Carlos Osoro, que concelebrou junto com ele mais de meia centena de sacerdotes.

O Cardeal presidirá a peregrinação juvenil pelo Caminho de Santiago até chegar a  Compostela para participar dos Encontros europeus da  Juventude que serão celebrados nos próximos dias 4,5, 6 e 7 de agosto como preparação à Jornada Mundial da Juventude 2005 em Colônia (Alemanha).

O Purpurado apelou a esta experiência "como uma revolução pessoal que esgota fisicamente e reconforta espiritualmente".