O Núncio Apostólico na Polônia, Arcebispo Jozef Kowalczyk, exigiu hoje em uma carta dirigida ao Episcopado desse país e ao superior da província polonesa da Congregação dos Redentoristas, Zdzislaw Klafka, proprietária da Rádio Maria, que esta emissora "cumpra suas obrigações pastorais" e se mantenha "à margem das lutas políticas".

"Peço e exijo que a Conferência de Bispos da Polônia consolide seus esforços para conseguir que a Rádio Maria e outros meios vinculados a essa emissora cumpra suas obrigações pastorais e o princípio da Igreja de manter-se à margem das lutas políticas", assinalou o Arcebispo.

Do mesmo modo, o Núncio afirmou que "o Vaticano sabe que os bispos poloneses já criticaram a atividade da Rádio Maria e lembraram as obrigações dos sacerdotes e religiosos de não participar da política, mas opina que o assunto da emissora continua sendo muito incômodo".

Conforme informa a agência EFE, Dom Kowalczyk também pediu que se trate a intervenção da Santa Sé no assunto como uma advertência muito séria e que se convide o provincial dos redentoristas a adotar medidas contundentes e eficazes relacionadas ao cargo que ocupa.

Em 2005, durante a visita dos bispos poloneses à a Santa Sé, indicou-lhes que a Rádio Maria tinha participado de maneira muito comprometida na campanha eleitoral a favor de um determinado partido, "Lei e Justiça" que governa na Polônia.

A Rádio Maria, que na Polônia tem dois milhões e meio de ouvintes assíduos, é parte de um consórcio mediático dos redentoristas e possui também a emissora de televisão Trwam (Sou Constante) e o jornal Nasz Dziennik (Nosso Jornal).