Ao comemorar o Dia Mundial da Saúde, amanhã sexta-feira 7 de abril, e a Páscoa do Doente, a Comissão Episcopal de Pastoral da Conferência Episcopal Espanhola emitiu um comunicado no qual afirmam que "o acompanhamento do doente implica ajudá-lo a encontrar-se com Deus".

Na missiva, os prelados lembram que "passar pela experiência da enfermidade, da própria limitação e fragilidade" coloca o homem em situação de necessidade que "reclama atenção integral, uma íntima atenção pessoal". "É aqui, nesta situação em que o ser humano deseja ser cuidado e dignamente acompanhado, em que a Igreja viveu sua história fazendo caminho com o homem, sendo sacramento da presença salvífica de Deus na humanidade dolorida", precisam.

Em seguida os bispos destacam a figura do bom samaritano, como aquele que Jesus apresenta e "cujo coração vê onde se necessita amor e atua em conseqüência". "O doente –prosseguem– é um documento irrepetível do sofrimento, se perto dele nos deixamos guiar pelo coração e olhamos em profundidade seu mistério, que é o mistério de cada ser humano em seu conjunto, nossa consciência tomará uma atitude de maior responsabilidade".

"Sentir compaixão –sofrer com– é deixar-se afetar pela dor do outro. Afetados pela dor alheia, sentiremos compaixão e nossa humildade se transformará em solidariedade, primeiro requisito para realizar nosso serviço com amor" acrescentam os bispos espanhóis.

O comunicado destaca o papel dos agentes de pastoral da saúde, a quem chama "comunicadores de esperança, consolo e misericórdia".

"Neste acompanhamento, a oração e, de forma especial, os sacramentos da Eucaristia, do Perdão e da Unção constituem o momento culminante do caminho da fé, do encontro com Deus em Cristo misericordioso, através da mediação humana do acompanhante espiritual", precisam os prelados.