O Bispo de Posadas, Dom Juan Rubén Martínez, lembrou que especialmente neste tempo quaresmal não é possível "deixar de refletir sobre a necessidade do perdão e a reconciliação, como imprescindíveis para realizar uma real renovação pessoal e social".

Dom Martínez enfatizou que "até que não realizemos um real e profundo exame de consciência sobre nossas vidas, e estejamos dispostos a morrer ao que estamos fazendo e vivendo mal, não podemos entrar no caminho da Vida nova que Jesus Cristo nos propõe neste tempo quaresmal".

O Bispo de Posadas assinalou que "se repassarmos nossa história pessoal e familiar e sobretudo social, quantas situações e zonas encontraremos de confrontos, diferenças que parecem impossíveis de salvar ou rancores profundos, que estão muitas vezes enraizados em nosso pecado ou de outros", e insistiu em que "estas formas obscuras precisam da luz da reconciliação e reclamam o perdão que nos exige nossa condição de cristãos".

"Quando estamos ofendidos e feridos –continuou– nos sentimos tentados a ceder aos mecanismos psicológicos da auto-compensação e da revanche", e lembrou que o perdão é "o único caminho que nos leva à paz, tão pessoal, como social".

Dom Martínez disse também que "o futuro será daqueles que souberem respeitar a diversidade, saindo da violência que gera 'o pensamento único' e que saibam propor e instalar uma sociedade onde se possa viver com espírito de perdão e reconciliação".

Finalmente destacou a grande necessidade que "temos de nos converter a Deus, de pedir, aceitar e oferecer o perdão, de pôr em prática este ensinamento cristão para caminhar da mesquindade e o revanchismo, a uma sociedade mais solidária e generosa".