Com a celebração no dia 9 de abril, Domingo do Ramos, da 21° Jornada Mundial da Juventude (JMJ), jovens alemães entregarão a Cruz que acompanha estas jornadas aos australianos, para que seja levada à capital desse país aonde será realizada a JMJ Sidney 2008.

Na segunda-feira, dia 10 de abril, a Cruz dos Jovens partirá para Dakar, Senegal, iniciando um percurso por 20 países africanos que concluirá em fevereiro de 2007. Depois, a Cruz será levada a diversos lugares da Oceania até chegar a Sidney em julho de 2008.

Além disso, amanhã 6 de abril, se realizará uma cerimônia em que serão lidas algumas passagens da encíclica de Bento XVI "Deus é Amor"; e a irmã de Pe Andrea Santoro –o sacerdote assassinado na Turquia em 5 de fevereiro– dará testemunho da vida do falecido presbítero. O Papa também responderá a perguntas dos jovens sobre a mensagem para a JMJ e rezará diante do túmulo de João Paulo II com um grupo deles.

Como preparação para a JMJ, de 7 a 9 de abril se realizará no Sassone de Ciampino, perto de Roma, o 1° Encontro Internacional de Responsáveis pelas JMJ. O evento é organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos e contará com a participação de 250 delegados de 85 países, que representam 45 comunidades e movimentos juvenis.

Durante a primeira jornada, o Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia, analisará os frutos da JMJ do ano passado para sua diocese e a pastoral juvenil da Alemanha, assim como os desafios organizativos e logísticos.

Nos dia 8, o Arcebispo de Sidney, Cardeal George Pell, falará sobre os desafios e expectativas da Igreja na Austrália em vistas a JMJ Sidney 2008; e no dia 9 de abril os delegados participarão da Missa celebrada por Bento XVI na Praça São Pedro.