A televisora A&E estreará no próximo 16 de abril, Domingo de Ressurreição, o programa God or the Girl (Deus ou a Garota), que banaliza a vocação sacerdotal pois quatro jovens deverão escolher entre o que consideram seu chamado vocacional ou uma atrativa mulher.

God or the Girl, cujos primeiro quatro episódios já foram ao ar, acompanha Joe Adair, de 28 anos; Dan DeMatte, de 21 anos; Steve Horvath, de 25 anos; e Mike Lechniak, de 24 anos, "em seu processo para descobrir se estão chamados ou não ao sacerdócio", conforme explicam os produtores deste reality show.

Para cada um dos rapazes há uma mulher no meio do processo. Adair conheceu alguém especial na Alemanha, DeMatte deixou de se comunicar com sua namorada, mas seis meses depois os reune para ver se ela ficará com ele, Horvath queria se casar com sua noiva e Lechniak considera que sua atual namorada é sua "alma gêmea".

"Muitos destes reality shows soam bastante bem no papel", afirma Robert Thompson, diretor do Centro para o Estudo da Televisão Popular da Syracuse University. "A resposta automática quando um escuta de coisas como estas é pensar: ‘Ó Meu Deus, que tão baixo podemos chegar? ’ Mas tudo depende de como se executa", acrescenta.

Um dos produtores do programa, Darryl Silver, indica que "se trata de quatro rapazes que estão lutando para tomar esta decisão interna, e na série a exteriorizam".

"Há alguns pontos polêmicos. Um é o título em si. Depois temos a propaganda com uma garota com reoupas justas. Obviamente toda a idéia é provocar sexualmente. E estreá-lo no Domingo de Páscoa gera a dúvida sobre algum tipo de lobby por detrás", opina William Donohue, Presidente da Liga Católica.

Além disso, Donohue lembra que Mark Wolper, um dos produtores, "tem toda uma história de ataques à Igreja". "Isto não cheira bem e por isso vou monitorar", acrescenta.