Ao terminar a Missa dominical celebrada na Catedral, o Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, fez um chamado a “pedir e rezar muito” pelas tropas salvadorenhas que se encontram no Iraque realizando uma missão de paz.

O Prelado expressou que é necessário  “rezar muito porque não lhes aconteça nada, que façam um bom trabalho, realizem um bom trabalhado e que isso ajude à consolidação da incipiente democracia no Iraque”.

O Arcebispo lembrou que “já é uma decisão tomada” o envio de um terceiro contingente de 380 soldados salvadorenhos ao Iraque, quer formarão o batalhão Cuscatlán III e substituirão outro grupo semelhnate que está estabelecido na cidade de Nayaf, 160 Km. Ao sul de Bagdá, desde fevereiro passado.

“É preciso saber compaginar o risco que supõe enviar soldados a uma nação em que há tanta violência e terrorismo, e, por outro lado, a ajuda que indubitavelmente se pode realizar”, acrescentou o Prelado.

O batalhão Cuscatlán III deverá viajar ao Iraque na primeira semana de agosto e terá seu centro de operações na cidade de Diwaniya, a qual, segundo o alto mandato do  exército salvadorenho, é um lugar “mais seguro” que Nayaf.

O Salvador enviou um primeiro contingente de 360 soldados a Nayaf em agosto de 2003, o qual foi substituído em fevereiro passado por um segundo contingente 380 efetivos. Esse contingente concluirá sua missão no final de julho com apenas 374 efetivos, depois que um soldado morreu em abril e mais cinco ficaram feridos.