A Conferência Episcopal Espanhola destacou que o V Encontro Mundial das Famílias (EMF) Valência 2006, que será presidido pelo Papa Bento XVI, ajudará a fortalecer a identidade da família aonde "as pessoas recebem o dom da vida e os impulsos necessários para vivê-la com dignidade".

Em um comunicado emitido durante a realização da Assembléia Plenária do Episcopado Espanhol, os prelados assinalaram que o Santo Padre estará no EMF Valência 2006 que se realizará entre o 1 e 9 de julho para "anunciar o Evangelho da família, cujo valor é central para o futuro da sociedade e da Igreja".

Acrescentaram que "nosso povo e os jovens apreciam muito a família e desejam criar uma família feliz centrada na união dos esposos, apesar de haver forças empenhadas em desfigurar a realidade do matrimônio".

Os bispos indicaram também que o lema do encontro "A transmissão da fé na família", permite-nos lembrar que esta célula da sociedade é o lugar idôneo para acolher os filhos e para cuidar de sua saúde corporal e espiritual.

"Na família a oração se une aos acontecimentos da vida, ordinários e especiais. O seio da família é o primeiro lugar natural para a preparação dos sacramentos e a santificação do nascimento dos filhos, seu crescimento, o matrimônio e a morte dos seres queridos", anotaram.

Finalmente, os prelados afirmaram que nesta hora de graça para as famílias nossa Igreja é cada vez mais uma Igreja das famílias, onde elas mesmas, acompanhadas pelos sacerdotes e animadas por tantos consagrados, assumem o protagonismo que lhes corresponde na obra evangelizadora".