Em uma Missa celebrada ao comemorar o primeiro aniversário da partida de Papa João Paulo II, o Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, qualificou o Servo de Deus como "um dom entregue à Igreja por Deus" e "um incansável profeta de esperança e de paz".

Conforme informa a agência AVAN, em sua homilia da Missa celebrada na Catedral de Valência, o Prelado disse aos jovens presentes que do Céu, João Paulo II "pede a Deus que sejam sal e luz da terra agora e sempre" e lembra que "só Cristo é a pedra angular sobre a qual é possível construir de maneira sólida sua existência".

"O século XX tratou freqüentemente de prescindir dessa pedra angular e de construir a civilização humana sem referência a Deus". Portanto hoje são muitos os que estão comprometidos em construir uma civilização sem referência a Deus, o que na realidade constrói uma civilização de morte, sempre contra o homem", anotou.

Dom García-Gasco indicou que apesar disso, os cristãos "são conscientes de que não é possível rechaçar Deus sem correr o risco de degradar o homem", já que a aspiração que alimenta a humanidade é "a esperança de uma nova civilização caracterizada pela liberdade e a paz".