Durante sua visita à organização Ajuda à Igreja que Sofre, o Arcebispo emérito de Akka (Israel), Dom Boutros Mouallen, expressou sua preocupação pelos contínuos confrontos entre israelenses e palestinos, e afirmou estar “muito preocupado com o futuro dos cristãos na Terra Santa”.

O Prelado explicou que a situação no Oriente Médio se agravou com a construção por parte do Executivo de Sharon do muro destinado a separar ambas comunidades; e reconheceu carecem de  “respostas imediatas” para os conflitos1.

Segundo o Arcebispo, entre os 6,5 milhões de habitantes de Israel há 1,25 milhões de muçulmanos e apenas 162 mil cristãos, a metade deles católicos.

“Somos a Igreja local. Somos cristãos orientais, mas nõ ortodoxos; somos católicos, mas não do rito latino; somos árabes, mas não muçulmanos; somos israelenses, mas não judeus: eis aqui o desafio que enfrentamos”, afirmou o Prelado.

Por outro lado, Dom Mouallen acrescentou que “não que careçamos de vocações” mas  “estamos separados do resto da comunidade melquita”, que inclui países como o Líbano.