O Papa Bento XVI presidirá pela primeira vez, desde que assumiu o pontificado em abril de 2005, as celebrações de Semana Santa que se realizarão no Vaticano e Roma e cujo programa foi divulgado hoje pela Santa Sé.

A Semana Santa iniciará com a celebração do Domingo do Ramos "da Paixão do Senhor", no dia 9 de abril próximo às 21 horas de Roma. Nesta ocasião, o Santo Padre abençoará na Praça de São Pedro as Palmas e oliveiras e, finalizada a procissão, celebrará a Santa Missa da Paixão do Senhor.

Nesse mesmo dia também se celebrará a 21º Jornada Mundial da Juventude cujo tema será "Tua palavra é Luz para meus passos, luz para meu caminho" (Sl 118, 105).

No dia 11 de abril, Terça-feira Santa, na Basílica de São Pedro, o Cardeal James Francis Stafford, Penitenciário Maior, por encargo do Santo Padre, presidirá o Rito da Reconciliação dos penitentes com a confissão e absolvição individual.

Na manhã de 13 de abril, Quinta-feira Santa, o Papa presidirá a concelebração da Santa Missa Crismal com os cardeais, bispos e presbíteros presentes em Roma, como sinal de comunhão com o Pastor da Igreja Universal e com seus irmãos no sacerdócio ministerial.

Na noite desse mesmo dia começará o Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, "cume de todo o ano litúrgico", com a Missa da Ceia do Senhor. Na Capela Papal da Basílica de São João de Latrão, às 17h30, o Santo Padre presidirá a concelebração da Santa Missa em que se realizará o rito do lava-pés em doze homens.

Os presentes serão convidados a realizar um ato de caridade para o sustento do projeto de reconstrução das casas das vítimas das devastações acontecidas no território da diocese de Maasin (Filipinas). A soma arrecadada será oferecida ao Santo Padre no momento da apresentação dos dons. Ao término da celebração o Santíssimo Sacramento será trasladado à Capela da reposição.

Na sexta-feira Santa, 14 de abril, Bento XVI presidirá às 17h na Basílica vaticano a Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e o Rito da Comunhão.

Nesse mesmo dia, às 21h15, o Papa presidirá a "Via Sacra", ao término da qual dirigirá umas palavras aos fiéis e dará a Bênção Apostólica.

No domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor, 15 e 16 de abril, o Pontífice presidirá a partir das 22 horas a Vigília Pascal, a "mãe de todas as vigílias". Ali abençoará o fogo novo no átrio da Basílica de São Pedro ao que seguirá a entrada procissional na Basílica com o círio pascal e o canto do "Exultet". Em seguida, o Papa presidirá a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística, concelebrada pelos Cardeais.

Finalmente, no domingo pela manhã no Sagrato da Basílica de São Pedro, o Santo Padre celebrará a Santa Missa. Do balcão central da Basílica dará a Bênção "Urbi et Orbi".