Milhares de fiéis lembram com orações e celebrações litúrgicas o primeiro aniversário da partida do Papa João Paulo II à Casa do Pai em todo mundo, de maneira especial na América Latina, continente ao que o falecido Pontífice professava um profundo carinho.

No México, milhares de católicos lotaram a Basílica de Guadalupe e arredores para recordar o Papa peregrino. "Por tudo o que fez Sua Santidade, nós o chamamos João Paulo II, o Grande", afirmou o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, durante a Missa celebrada em honra do Pontífice.

Do mesmo modo, o Cardeal expressou sua esperança de "que logo a Igreja oficialmente reconheça sua santidade" e indicou que o Papa foi enviado ao mundo "como um grande presente".

Nos arredores do templo foi colocada uma grande estatua de bronze do Servo de Deus; enquanto que centenas de pessoas refletiam com espelhos a luz do sol para enviar uma saudação ao extinto Santo Padre, costume dos fiéis para se despedir do Pontífice –que podia apreciar o gesto do avião que o transportava– cada vez que deixava o país .

Por outro lado, em Honduras, o Arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, afirmou durante sua homilia que "João Paulo II vive em Deus e vive também no amor, carinho e gratidão de todos nós". A Eucaristia foi celebrada no Santuário de Suyapa.

Por sua vez, o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, afirmou que o mistério da santidade está na eleição que Deus faz de cada um de nós e a resposta" que damos. Acrescentou que em João Paulo II, Deus encontrou "uma resposta total e livre".

Do mesmo modo, destacou "essa tenaz e firme defesa da liberdade e da dignidade de toda pessoa humana" que caracterizou o Pontífice; assim como a vida de oração que levou e que forjou essa personalidade "que tanto nos atraiu".

Na Argentina, o Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, chamou a rezar pela pronta beatificação de João Paulo II e assimilar sua mensagem, conhecer seu pensamento, estudar sua obra doutrinária e espiritual "e sobretudo a seguir seu exemplo".