O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, disse às centenas de fiéis e autoridades, que "o desafio do amor é especialmente grave para os constituídos em autoridade e para aqueles que têm liderança na sociedade".

"Enfrentar o desafio do amor é o caminho para a felicidade e é também o caminho da convivência e da felicidade social e coletiva", assinalou o Cardeal durante a Missa de ação de graças celebrada na Catedral por motivo de sua criação cardinalícia. Acrescentou que "viver juntos como irmãos é uma exigência do Evangelho", da estrutura social, "da coesão da nação e da vida política".

Do mesmo modo, diante dos representantes do Governo e da oposição, o Cardeal Urosa defendeu o ensino do curso de religião. Indicou que "a construção de um Estado laico não impede que as escolas se abram ao ensino de Deus".

Por outro lado, agradeceu a recepção do Governo à sua volta da Santa Sé, e afirmou que "ser Cardeal da Santa Igreja é para mim um maior compromisso" para "trabalhar unido a todos meus irmãos bispos pela evangelização, a justiça e a paz na Venezuela".

Por sua vez, o Presidente Hugo Chávez destacou a "opção preferencial pelos pobres (que tem a Igreja) para alcançar a justiça e a paz". Acrescentou que isso também faz seu Governo "na Venezuela e estamos decididos a aprofundar nisso".

Do mesmo modo, o Vice-presidente da República, José Vicente Rangel, assegurou que com o Cardeal Urosa vai se inaugurar uma etapa de diálogo, de entendimento, que vai servir para reforçar os vínculos entre os venezuelanos".