O Vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, indica no prólogo do último livro "Família Via Ecclesiae", uma recopilação de textos do Papa João Paulo II sobre o matrimônio e a família, que "são bem conhecidos os problemas que assediam o matrimônio e a instituição familiar devidos a uma certa mentalidade hedonista, permissiva e não solidaria".

Ao referir-se ao livro, o Primaz da Espanha assegura que se trata de uma "contribuição muito valiosa para sempre, mas, em particular, para os momentos que vivemos na Espanha sobre o perseguição à família, e frente ao próximo Encontro Mundial das Famílias que se celebrará em Valência e será presidido pelo Papa Bento XVI" em julho próximo.

A edição espanhola desta obra será apresentada na terça-feira, 4 de abril, e contará com a presença do Núncio do Papa na Espanha, Dom Manuel Monteiro de Castro, na Universidade CEU -São Paulo, em Madri.

O recentemente criado Cardeal acrescenta no prólogo que a família atravessa dificuldades importantes pelas pressões que sofre, "particularmente com a praga do divórcio, que cobra especialmente suas vítimas nos filhos".

"O lembrado Papa fez do matrimônio e da família uma das chaves de seu pontificado. Quantos ensinamentos, quantos gestos, quantos escritos, declarações, discursos, catequese, quantas obras, quantas suas iniciativas em favor da família, para defendê-la, para proclamar a todo tempo o Evangelho da família, sacrário da vida, esperança da humanidade", afirma o Cardeal ao lembrar o "gigantesco magistério" do Papa João Paulo II sobre a família e o matrimônio.