Por ocasião da festa de São Tiago Apóstolo, Padroeiro de  Mendoza, vários argentinos participaram da grandiosa procissão e a Misa presidida pelo Arcebispo local, Dom José María Arancibia, que  expressou sua preocupação com a cirse que vive o país e afirmou que  as pessoas necessitam do pão diário para dignificar-se”.

O Prelado ressaltou a necessidade de melhorar a segurança na província e promover o emprego como meio para superar a crise e advertiu que  “é mais indigno não ter justiça, segurança, educação, saúde e bem-estar em geral”.

A procissão reuniu mais de mil pessoas que percorreram as ruas Espanha, Gutiérrez e 9 de Julio, onde rezaram pelos “excluídos” e pelos que “têm que deixar o país em busca de uma melhor oportunidade”.

Entre os participantes esteve Lucía Ponce, do bairro Coração de Jesus em Maipú, que  foi assaltada por diversas vezes. “A primeira vez estávamos em casa quando alguns delinqüentes entraram e nesse momento conseguir esconder minhas filhas no banheiro. Uma das minhas meninas é deficiente e não o que teria acontecido se os ladrões a tivessem encontrado”, afirmou Ponce.

Do mesmo modo a fiel Stella Cuello fez um chamado à paz e afirmou que “conseguiremos isto quando tivermos empregos”.

Por sua vez, o governador provincial Julio Cobos reafirmou a necessidade de melhorar as condições de trabalho e segurança para os argentinos, que “em definitiva buscam uma melhor qualidade de vida”.

As celebrações pela festa de São Tiago Apóstolo –que incluíram apresentações artísticas e danças– foram realizadas na  via  Sarmiento, em frente à Igreja São Nicolau.

A festa remonta-se ao ano 844 na península Ibérica, quando um grupo de soldados de essas terras sentiram a proteção do santo após o triunfo na Batalha de Clavijo.