O Ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Huang Chih Fang, disse logo depois de uma reunião com o representante do Vaticano na ilha, Dom Ambrosio Matha, que "a Santa Sé não abandonará os católicos taiwaneses".

Conforme informa a agência Fides, o Ministro Huang expressou que o Governo taiwanês tinha requerido esta reunião pelas declarações feitas recentemente pelo representante da Secretaria Estado para as Relações com os Estados, Dom Giovanni Lajolo, nas quais afirmou que "tinha chegado a hora de estabelecer laços diplomáticos com a China".

O Ministro taiwanês manifestou à imprensa em Taipé, que "o Vaticano estuda a situação no estreito de Formosa (como se referem ao conflito cino-taiwanês) do ponto de vista de sua preocupação pelos católicos e não com considerações políticas".

Perguntado sobre se Dom Ambrosio Matha garantiria a manutenção das atuais relações bilaterais, o ministro Huang respondeu que "a Santa Sé valoriza os direitos dos católicos e a liberdade religiosa. Não abandonará os 300 mil católicos taiwaneses pelos 8 milhões de católicos na China. A Santa Sé nos disse claramente que sua principal consideração são os direitos dos católicos".