Um fundamentalista desconhecido invadiu a Catedral do Huánuco e desatou a ira dos fiéis, logo depois de derrubar e destruir uma imagem da Virgem de Fátima, por isso foi tirado do templo e deixado na rua sem ser agredido fisicamente.

O Bispo de Huánuco, Dom Jaime Rodríguez Salazar, emitiu um comunicado que esclarece as várias versões do ocorrido no dia 26 de março passado. Nesse dia, uma pessoa desconhecida entrou na Catedral durante a Missa e, logo depois de lançar "impropérios e ofensas contra a Igreja Católica" e contra os fiéis, jogou "no chão a imagem da Virgem da Fátima" que tinha nos braços.

Os fiéis, indignados, "de maneira espontânea e sem nenhum tipo de pressões reagiram e impediram que o agressor prosseguisse com seus vexames", levando-o para a rua sem agredir sua integridade pessoal.

O texto relata que posteriormente, policiais foram à igreja para constatar os fatos e iniciar as investigações, "cujos resultados oportunamente se fará de conhecimento público".

Do mesmo modo, esclarece que o dano em uma câmara filmadora se deveu a que os fiéis, que agiram livremente, acreditaram que a pessoa que filmava era acompanhante do fundamentalista.

"Vale a pena precisar que o presente comunicado tem a finalidade de esclarecer as várias versões que foram difundias e, em alguns casos, até mal informaram a opinião pública", explica o texto.