Ao comemorar no próximo dia 2 de abril o primeiro aniversário da partida à glória de João Paulo II, o Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, ressaltou a grande paixão do hoje Servo de Deus pela família e expressou sua homenagem em nome de todos os fiéis católicos valencianos "ao Papa que escolheu Valência para convertê-la em cidade acolhedora do V Encontro Mundial das Famílias".

O Prelado, que intitula sua carta com um dos traços que definiram o pontificado de João Paulo II, "Paixão pela família", lembrou que já em 1994, "João Paulo II quis distinguir Valência, concedendo-lhe a sede para a Espanha e Hispano-américa da Seção do Instituto dedicado ao estudo sobre o matrimônio e a família que leva seu nome".

Depois isso, Dom. García-Gasco menciona também que "quase dez anos depois, em 2003, ratificou sua confiança para nossa arquidiocese encarregando-lhe a celebração do EMF, que foi confirmado expressamente por seu sucessor Bento XVI com seu alento, seu apoio e o anúncio de sua presença".

O Prelado exortou a ler a Carta às famílias que João Paulo II fez pública em 2004 porque "tem hoje plena vigência, e sua leitura pode cumprir para nós um duplo sentido: servir de homenagem ao Papa João Paulo II e nos preparar para viver com mais fruto o EMF".

João Paulo II "tinha a profunda convicção de que a família é decisiva para a felicidade humana e merece não só nossa avaliação e reconhecimento, mas também que a valoremos com inteligência e que a protejamos com determinação frente a quem não a entende e a atacam", assegurou o Arcebispo.

Ao finalizar sua missiva, Dom García-Gasco agradece a João Paulo II "nos ter revelado com tanta claridade e força o valor do que a Doutrina Social da Igreja denomina a primeira célula da sociedade humana" e implora que abençoe "todas as famílias do mundo" e rogue ao Senhor e sua Mãe "a graça necessária para que este encontro mundial seja uma festa da alegria familiar".

O Arcebispo presidirá na próxima segunda-feira uma Missa na Catedral de Valência em ação de graças pelo Papa falecido.