Na mensagem escrita para a 43º Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, a ser celebrada no próximo dia 7 de maio, quarto domingo de Páscoa, o Papa Bento XVI chamou os cristãos do mundo a rezar por vocações sacerdotais e consagradas que mantenham viva a fé.

Na mensagem, datada de 5 de março, o Pontífice assinala que "o peso de dois milênios de história faz difícil perceber a novidade do mistério fascinante da adoção divina, que está no centro do ensinamento de São Paulo".

"O que dizer da tentação, muito forte em nossos dias, de nos sentir auto-suficientes até nos fechar ao misterioso plano divino conosco?", pergunta o Santo Padre, e assinala que "o amor do Pai, que se revela na pessoa de Cristo, interpela-nos".

O Papa lembra em seguida que ao longo dos séculos muitos homens e mulheres, "transformados pelo amor divino, consagraram sua própria existência à causa do Reino" e "conheceram por meio de Cristo o mistério do amor do Pai"; e por isso "representam a multiplicidade das vocações presentes sempre na Igreja".

No contexto do chamado universal à santidade que destacou o Concílio Vaticano II, o Santo Padre afirma que Cristo chama pessoas para que "cuidem de seu povo; em particular, homens que exerçam mediante o ministério sacerdotal uma função paterna". "A missão do sacerdote na Igreja é insubstituível. Portanto, apesar de que em algumas regiões exista uma diminuição do clero, não se deve perder nunca a certeza de que Cristo continuará suscitando vocações sacerdotais", acrescenta.

Bento XVI lembra que "outra vocação especial, que ocupa um lugar de honra na Igreja é o chamado à vida consagrada". "Mesmo desenvolvendo diversos serviços no campo da formação humana e no cuidado dos pobres, no ensino ou na assistência aos doentes, os consagrados não consideram estas atividades o objetivo principal de sua vida, porque como bem enfatiza o Código de Direito Canônico, ‘a contemplação das coisas divinas e a união assídua com Deus na oração deve ser o primeiro e principal dever de todos os religiosos’".

Bento XVI conclui pedindo rezar com urgência "pelas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada", porque "a santidade da Igreja depende essencialmente da união com Cristo e da abertura ao mistério da graça que atua no coração dos fiéis. Por isso, convido todos os fiéis a cultivar uma íntima relação com Cristo, Mestre e Pastor de seu povo, imitando Maria, que guardava no coração os mistérios divinos e os meditava assiduamente".

O Papa propõe a seguinte oração:

Ó Pai, faz surgir entre os cristãos
numerosas e santas vocações ao sacerdócio,
que mantenham viva a fé
e custodiem a grata memória de teu Filho Jesus
através da pregação de tua palavra
e a administração dos Sacramentos,
com os quais Tu renovas continuamente teus fiéis.
Dá-nos Santos ministros de seu altar,
Que sejam atentos e fervorosos custódios da Eucaristia,
sacramento do dom supremo de Cristo
para a redenção do mundo.
Chama ministros de tua misericórdia,
que, mediante o sacramento da Reconciliação,
difundam a alegria de seu perdão.
Faz, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria
As numerosas inspirações do Espírito de seu Filho
e, dóceis a seu ensinamento,
Preocupe-se com as vocações ao ministério sacerdotal
e à vida consagrada.
Sustento aos Bispos, sacerdotes e diáconos,
Aos consagrados e a todos os batizados em Cristo,
Para que cumpram fielmente sua missão
a serviço do Evangelho.
Nós te pedimos, por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Maria, Rainha dos Apóstolos, Rogai por nós!