O Arcebispo de Cracóvia e ex-secretário pessoal do Papa João Paulo II, Cardeal Stanislaw Dziwisz, declarou nesta quarta-feira em Roma que os últimos dias do Papa polonês foram serenos e carregados de consciência.

Os últimas dias de João Paulo II, dos quais o Cardeal Dziwisz foi testemunha privilegiada, "não foram tão trágicos como afirmam a mídia", porque o Papa "era consciente de que se aproximava sua hora e estava plenamente preparado para a morte".

Segundo relata o Cardeal, sucessor do Papa na sede de Cracóvia, "era totalmente consciente, ouvia as orações da multidão congregada sob sua janela e com sua calma e tranqüilidade ajudava a quem o rodeava a manter ou recuperar a paz espiritual".

Na entrevista concedida a rádio italiana RAI, o ex-secretário assinalou além disso que João Paulo II "se despediu, um por um, de todos seus assistentes mais próximos, como o Secretário de estado ou o Cardeal Ratzinger que era o decano do Colégio Cardinalício, mas também das pessoas mais simples que mantinham em ordem suas habitações... foi algo muito emocionante e comovente", concluiu o Cardeal polonês.