Com presença em San José e várias cidades costa-riquenhas, o movimento Encontro Matrimonial fez 25 anos de intenso trabalho dirigido a criar um estilo de vida para o casamento que respeite, acompanha e promova os ensinamentos da Igreja.

O movimento criado em 1981 mantêm comunidades de casais em Alajuela, Cartago, Ciudad Quesada e Puntarenas, obtendo dessa maneira o crescimento da relação dos casais e sua projeção na pastoral familiar através do apoio aos sacerdotes em suas paróquias.

Entre os objetivos do Encontro Matrimonial destacam-se o fortalecimento do matrimônio como sacramento, pondo Jesus Cristo como centro da vida matrimonial, assim como a promoção do diálogo contínuo entre os cônjuges para que logo este se estenda ao resto da família, trabalho e os amigos.

Do mesmo modo, o movimento busca a formação de comunidades de apoio aos casais nos quais se promove a vivência dos valores cristãos e se revitalize a relação dos sacerdotes e religiosas com o povo de Deus.

Procedentes da Guatemala, um sacerdote e um grupo de casais iniciaram os trabalhos do Encontro Matrimonial na Costa Rica quando há 25 anos convocaram os primeiros casais costa-riquenhos para um retiro espiritual.