Depois de mostrar em sua primeira Missa como Cardeal sua preocupação pela perda dos valores cristãos na Europa, o Arcebispo de Toledo, Antonio Cañizares Llovera, fez um chamado a empreender a reconstrução do velho continente através de uma "nova evangelização".

É necessária uma reconstrução da Europa baseada na "recuperação da pessoa humana". Entretanto, acrescentou o Cardeal, na igreja Mater Ecclesiae de Roma no seminário dos Legionários de Cristo, "não se entende uma reconstrução sem uma nova evangelização".

Assim expressou o também Vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola a uma nutrida audiência de peregrinos espanhóis, em sua primeira Celebração Eucarística depois do Consistório desta sexta-feira quando foi criado Cardeal junto a outros 14 cardeais.

Em sua homilia, o Cardeal Cañizares agradeceu aos peregrinos e membros da diocese onde exerceu seu ministério episcopal e que o acompanharam em sua viagem a Roma.

Depois dos agradecimentos, o Cardeal expressou sua preocupação pela perda dos valores cristãos que, por isso mesmo, "necessitam uma nova evangelização". "Os cristãos vivem um momento de crise como as primeiras comunidades cristãs", disse o Cardeal valenciano, convidando a todos a deixar-se iluminar por Cristo.

O Papa impôs o barrete Cardinalício aos novos cardeais na sexta-feira passada, e no sábado impôs-lhes o anel, os dois sinais dos "Príncipes da Igreja".

Além disso, é atribuído aos cardeais um título de paróquia ou diaconia de uma igreja de Roma, que simboliza sua participação no cuidado da Cidade Eterna. Ao Cardeal Cañizares, Bento XVI atribuiu o título da paróquia de São Pancrácio, na colina de Janículo, que se levanta sobre a zona das catacumbas mais antigas de Roma.