Durante a homilia pronunciada neste domingo por ocasião do Quarto Domingo de Quaresma na Catedral de Lima (Peru), o Bispo Auxiliar de Lima e Presidente da Comissão de Família e Defesa da Vida da Conferência Episcopal Peruana, Dom José Antonio Eguren, advertiu os católicos da existência de novas campanhas que buscam acabar com o direito à vida do não nascido.

Ao refletir sobre o amor misericordioso de Deus, "que deve chegar a todos os homens", o Prelado, no marco do recentemente celebrado naquele país, o Dia do Nascituro, assinalou que esta misericórdia devia se estender também "aos concebidos não nascidos, que devem merecer toda nossa atenção, preocupação e defesa firme e forte".

"Essa vida, desde o momento da concepção é sagrada e inviolável. Ninguém pode adotar o direito de tocá-la, menos ainda de matá-la", expressou.

"Hoje, já não só no mundo, mas sim com dor temos que dizer que em nossa pátria, há manobras que procuram sob eufemismos, difundir e legalizar o aborto, assim como suprimir a vida inocente, sagrada e inviolável desde sua concepção através de métodos anticoncepcionais".

Dom Eguren disse que "Jesus é de novo crucificado em cada criança por nascer, ao que lhe nega o direito de contemplar a luz do sol" e destacou que "nesta época eleitoral é bom lembrar que só um país que ame e defenda a vida desde a concepção até seu fim natural, através de seus cidadãos, de seus profissionais, de seus políticos, e de suas instituições, será um país grande".

A vida é sagrada

"O grande desafio que temos pela frente é simples, mas desafiante: Amar a vida humana como Deus a ama. Sem fazer distinções em nenhuma de suas fases ou condições, porque em toda pessoa humana, em qualquer etapa ou situação de sua vida resplandece sempre um reflexo da realidade de Deus", concluiu.