Com o objetivo de fazer com que o Estado respeite o direito dos pais de escolher o tipo de educação que querem para seus filhos, foi apresentada a plataforma ChequeEscolar.org, formada por juristas, educadores, economistas e organizações civis.

José Castro, representante da plataforma, afirmou que "o atual sistema de financiamento do ensino só permite escolher colégio os pais com rendas altas". Afirmou que a iniciativa do cheque escolar favorecerá a igualdade porque permitirá "que cada pai possa desfrutar do direito à escolha da educação que quer para seus filhos, tal e como assinala o artigo 27 de nossa Constituição".

Nesse sentido, explicou que esta iniciativa do Hazteoir.org procura "suscitar um debate sereno mas frutífero" que permita achar um sistema que desenvolva e cumpra o mandato constitucional.

Castro informou que o recurso do cheque escolar é empregado em países como os Estados Unidos, Dinamarca, Suécia, Itália, Chile e Nova Zelândia. Indicou que na Espanha existe a experiência da Prefeitura de Valência para o nível pré-escolar e infantil.

Mais informação no site www.chequeescolar.org.