O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, exorta em sua carta semanal a exercer a caridade com as famílias mais necessitadas pois embora "a classe operária eram os pobres do passado, as famílias são os pobres do presente"

Na missiva intitulada "Com as famílias necessitadas", o Prelado afirma que "se a classe operária eram os pobres do passado, as famílias são os pobres do presente" e adverte que "optar por constituir uma família e ter filhos é tido por muitas pessoas como uma forma de empobrecer".

O Arcebispo valenciano afirma que "os pobres de nosso tempo são as famílias" e lembra que "todos podemos contribuir para estabelecer mudanças sociais para que o direito a fundar uma família seja uma realidade". "São muitos os países que praticam políticas que maltratam a família", adverte.

Por isso, assegura Dom. García-Gasco que o exercício da caridade com as famílias necessitadas "não pode ficar relegado" ao V Encontro Mundial das Famílias a celebrar-se em Valência em julho deste ano. Assim, elogia a atitude de "muitas famílias valencianas que já têm aberto seus corações e seus lares para acolher peregrinos vindos de todo o mundo, com os quais compartilharão suas casas e mantimentos". Igualmente, "a onda de generosidade se vai estendendo para que cristãos de países do terceiro mundo possam estar presente e oferecer o testemunho das realidades que vivem".

O serviço da caridade "é uma tarefa essencial da Igreja que não pode ser evitada por nenhum cristão e que deve fazer-se presente também e sair reforçada" do EMF Valência 2006, um acontecimento que, segundo o Arcebispo, "oferecerá um marco para o exame das atitudes, políticas, medidas legislativas e ações que verdadeiramente vão em benefício das necessidades materiais das famílias".

Congresso Internacional Teológico Pastoral

Do mesmo modo, o Prelado adianta em sua carta que "o anúncio da Palavra de Deus será o tema central do Congresso Internacional Teológico Pastoral" que se celebrará no marco do Encontro, com o lema "A transmissão da fé na família".

Igualmente, continua Dom. García-Gasco, a celebração dos sacramentos "terá seu tempo" durante o Encontro no que "por grupos lingüísticos, milhares de cristãos vindos de todo o planeta celebrarão o santo sacrifício". Por último, o Arcebispo lembra que no domingo 9 de julho "será o Santo Padre Bento XVI que em Valência presidirá uma grande missa que todos os peregrinos poderão acompanhar graças às modernas tecnologias".