Ao refletir sobre a comemoração de 24 de março, data em que se lembra os 30 anos da quebra institucional, o Arcebispo da Santa Fé de Vera Cruz Dom José Maria Arancedo, considerou que "sempre é sábio e necessário voltar a olhar a história, porque nela encontramos acontecimentos que fortalecem a convivência social, e outros que devemos assumir, purificar e transformar".

Em seu programa no rádio "Desde o Evangelho", o Prelado insistiu em que "voltar o olhar a nossa história, deve nos ensinar a reconhecer enganos e fortalecer nosso espírito para construir uma pátria sobre a base do respeito à dignidade humana e a obediência à lei".

"Este caminho pode nos parecer difícil, mas é possível e nos eleva espiritual e socialmente, porque se apóia na solidez de valores morais e na exigência política de um estado de direito", acrescentou.

Dom Arancedo indicou que "o espírito de reconciliação, que necessita da verdade e a justiça, é o que nos permite nos afastar tanto da impunidade como de rancores e ressentimentos que nos dividem e nos enfrentam".

Deste modo convidou os argentinos a "ter muito presente nestes dias a todos os que viveram e padeceram esta parte de nossa história, assim como seus familiares e seres queridos que vivem a dor de sua ausência".