Dom Renato Volante, Observador Permanente da Santa Sé na Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), fez um enérgico chamado em nome da Santa Sé para ajudar a combater a fome no mundo.

No discurso pronunciado durante a 28º sessão da Conferência Regional da FAO para o Oriente Médio que teve lugar em Sana'a (Yemen), o Prelado insistiu na promoção de um desenvolvimento agrícola eficaz para garantir a todos os seres humanos o direito à segurança alimentar, e lembrou que a Santa Sé, muito sensível à questão da luta contra a fome e a pobreza, "confirma a disponibilidade da Igreja Católica e de seus vários setores e instituições para cooperar" neste âmbito. Disponibilidade que não deve ser entendida somente como "uma possibilidade de ajuda logística, mas também como fonte de uma ideal inspiração programática", esclareceu Dom Volante.

"Garantindo a todas as pessoas a possibilidade de alcançar um nível de vida e uma segurança alimentar adequados, participamos do grande plano da Criação –acrescentou o Prelado– e temos a oportunidade de antepor os ideais comuns aos interesses individuais".

"As relações internacionais em nossa época, para obedecer ao desejo de coexistência pacífica de todos os povos, precisam de novas formas de solidariedade e comunhão quando se trata de estabelecer programas de ação, de acordo com os princípios fundamentais de humanidade e justiça", concluiu o representante da Santa Sé.