O Comitê de Imigração e Refugiados do Canadá (IRB) está rejeitando os cristãos egípcios que solicitam asilo devido à perseguição religiosa que sofrem; enquanto que o mencionado país sim recebe os homossexuais que o solicitam.

Conforme informa o site pró-vida LifeSiteNews.com, os cristãos egípcios que buscam asilo no Canadá são devolvidos a seu país, enquanto que os homossexuais, dado que a lei canadense não estipula nada sobre o caso destas pessoas, são aceitos porque entram na categoria de "pertencentes a um grupo social particular", o que lhes permite entrar no país como asilados por discriminação sexual.

De acordo com registros do IRB, desde o ano 2000 quase a metade de solicitações para asilo de egípcios foram rejeitadas, embora estes dados não mostrem quantos dos pedidos eram de cristãos. Atualmente há 20 cidadãos egípcios esperando serem deportados do Canadá.

Segundo o Relatório de Direitos humanos dos EUA (2005), o Egito é responsável por "numerosos abusos contra os direitos", particularmente contra as minorias religiosas. O Relatório também relata os casos de discriminação religiosa contra cristãos coptos, fazendo referência ao estendido abuso e torturas nas prisões do país árabe.

"Só o fato de ser preso é provavelmente intimidação suficiente" assinala Paul Rowe, um dos mais destacados especialistas do Canadá sobre a situação dos cristãos no Oriente Médio.