Em uma nota editorial, a rádio de inspiração católica COPE denunciou a campanha lançada pelo governante Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) contra diversas frentes que afetam a identidade moral da nação.

“Nos poucos meses que temos de novo Governo socialista –adverte COPE-, com uma aparência de mudança baseada no bom talante e o sorriso, o que aflora cada vez mais é um projeto de mudar, com os instrumentos do poder, o conjunto de valores majoritariamente compartilhados pela sociedade, e a isso se acrescemta a tentativa de  limitar a liberdade de expressão a quem se opõem a estes projetos”.

Segundo explica COPE, um exemplo disto é  “a tentativa de calar a voz da Conferência Episcopal, quando apela à consciência dos deputados católicos para que votem contra os projetos de lei que contradizem abertamente o ensino moral da Igreja, como no caso dos chamados matrimônios homossexuais”.

Segundo a  emissora radial uma das mais  importantes da Espanha, o PSOE “pretende situar a fidelidade ao partido acima da consciência pessoal, à que deve ater-se toda pessoa, seja qual for o cargo que ocupe na sociedade”.

“Acusam a   Igreja de homofobia –diz o editorial- quando defende o sentido do verdadeiro matrimônio, e lembra que as uniões homossexuais nunca poderão substitui-lo”. A nota de COPE defende o “direito e o dever” da Igreja de “recordar os princípios aos quais se deve uma obediência moral. Porque como bem sabemos, é preciso obedecer a Deus antes que aos  homens”.