No marco de suas reuniões de trabalho em Roma para a preparação do V Encontro Mundial das Famílias em Valência (EMF), o Arcebispo dessa cidade, Dom Agustín García-Gasco, administra a participação de milhares de famílias sem recursos de países do Terceiro Mundo no evento que será presidido pelo Papa no próximo mês de julho.

De igual forma, a organização do EMF está se preparando para que sejam facilitados os "vistos a famílias que têm problemas para poder sair de seus países e participar do EMF", informaram seus porta-vozes à agência Avan.

Do mesmo modo, os organizadores do evento empreenderam parcerias com companhias aéreas e agências de viagens para que famílias sem recursos da África, Ásia e América Latina participem do V EMF Valência 2006 sem custo algum. Além disso, a organização está preparando alojamento gratuito em Valência para famílias necessitadas.

Para que os mais precisados possam participar desta grande celebração, na Feira Internacional das Famílias que se realizará durante o Encontro estarão presentes ONGs e outras organizações presentes em países subdesenvolvidos que virão a Valência convidadas "para poder mostrar o trabalho que desenvolvem com as famílias naqueles estados", informaram as mesmas fontes.

Segundo os porta-vozes, os donativos e contribuições de empresas participantes da Feira "serão destinados em boa parte a colaborar no financiamento das viagens de famílias sem recursos e entidades de ajuda no Terceiro Mundo como sinal de proximidade e solidariedade com os mais necessitados".

A fundação organizadora do EMF está "plenamente convencida de que os pobres de nosso tempo são as famílias e quando se fala de famílias numerosas, o termo pobreza adquire um significado estrito e rigoroso: com o mesmo salário há pessoas que vivem na riqueza e outras na pobreza", expressaram as mesmas fontes, que consideram que a diferença entre riqueza e pobreza em muitos países "não está no salário, mas sim em ter ou não ter família e quem tem hoje uma família está submetido a uma pobreza injusta".