Os bispos de Bilbao, San Sebastián e Victoria, Ricardo Blázquez e seu Auxiliar Carmelo Echenagusia, Juan María Uriarte e Miguel Asurmendi respectivamente, receberam "com verdadeira esperança a notícia do cessar fogo permanente anunciado pelo ETA".

Assim divulgaram nesta quarta-feira através de uma nota os quatro prelados das dioceses do País Basco, depois do anúncio do grupo terrorista Euskadi Ta Askatasuna (ETA) de um "cessar fogo permanente" cujo objetivo seria "impulsionar um processo democrático em Euskal Herria".

"Na medida em que este anúncio implicar uma renúncia definitiva à violência, experimentamos junto com nossa sociedade uma sensação de alívio e uma expectativa de que este possa ser um passo importante no caminho para uma plena pacificação e reconciliação de nossa sociedade".

No comunicado, os bispos bascos assinalam que "apesar das tentativas anteriores de pacificação não terem dado o fruto desejado", vêem a nova situação como "oportunidade de construir a convivência social entre todos a partir da pluralidade legítima e democrática". Por isso, pedem aos cidadãos contribuir para "criar um clima social em que se afaste definitivamente de nossas relações o recurso à violência".

Diante destas tentativas de pacificação que não frutificaram, os bispos indicam que os políticos têm em suas mãos uma especial responsabilidade. Eles, dizem na nota, "têm em suas mãos a especial responsabilidade de conduzir a construção democrática de uma sociedade justa e em paz para todos, respeitando as legítimas diferenças. Podem contar nesta nobre tarefa com nosso respeito e nosso apoio".

Por último, os bispos compartilham o sofrimento acumulado e manifestam estar dispostos a ajudar para sanar tão profundas feridas e convidam os fiéis a tomar parte ativa na "plena pacificação e reconciliação" de seu povo. "Teremos que semear com delicadeza e paciência em todos os ambientes a experiência libertadora do perdão solicitado, devotado e recebido", concluem.