A diocese colombiana de Sonsón-Ríonegro colocou em seu site na Internet (www.diosonrio.org.co/seminario) algumas propostas litúrgicas para enriquecer as cerimônias eucarísticas na celebração do "Dia do nascituro", no próximo dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor.

Oração dos fiéis

Celebrem: O Senhor, nosso Deus, protege os inocentes e levanta os que foram sepultados na morte. Oremos pelos médicos e legisladores que promovem o aborto, pelos bebês que ainda não nasceram e por suas mães, por nossos idosos e os que se encontram em agonia, e pelos pequenos que nasceram com limitações. Que o Deus da vida, o único que tem poder sobre a vida e a morte, escute nossas súplicas e atenda nossa oração.

Todos: Senhor, salvai o vosso povo.

Leitor: Pelos médicos que, contrariamente à sua promessa de defender a vida, apóiam e promovem a contracepção e o aborto. Roguemos ao Senhor. Refrão: Senhor, salvai o vosso povo.

Leitor: Pelos legisladores que, enganados por interesses econômicos ou sob a pressão de organismos internacionais, apóiam e promovem a anticoncepção e o aborto. Roguemos ao Senhor.

R/ Senhor, salvai o vosso povo.

Leitor: Por todos aqueles bebês que ainda se encontram no ventre materno, para que sua dignidade de seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus seja valorizada e apreciada. Roguemos ao Senhor.

R/ Senhor, salvai o vosso povo.

Leitor: Pelas mães grávidas, especialmente as que não são felizes, as que foram mal orientadas ou perseguidas, as que não receberam amor, o cuidado da compaixão que necessitam, para que achem em seu caminho alguém que as oriente e ajude a sair da crise em que se encontram. Roguemos ao Senhor.

R/ Senhor, salvai o vosso povo.

Leitor: Pelos bispos, sacerdotes e demais pastores e ministros da Igreja para que promovam em suas comunidades os conhecimentos e valores em favor da vida. Roguemos ao Senhor.

R/ Senhor, salvai o vosso povo.

Leitor: Pelos dirigentes e militantes para que trabalhem em harmonia guiados pela verdade, a justiça, a sabedoria e o amor. Roguemos ao Senhor.

R/ Senhor, salvai o vosso povo.

Leitor: Pelos que morreram antes de nascer, para que vivam eternamente no Reino de Deus. Roguemos ao Senhor.

R/ Senhor, salvai o vosso povo.

Celebrante: Sabemos Senhor, que existem muitas falhas na família humana. Não podemos mencioná-las todas. Hoje viemos orar especialmente por todas as intensões a favor da vida e diante de ti depositamos nossas inquietações. Confiamos que guiará e fortalecerá seu povo desorientado a fim de que sua obra salvadora se realize plenamente em todos os homens nestes momentos da história. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. R/: Amém.

Mais em

Ladainha a Jesus no ventre

Jesus, maravilhosamente formado no ventre de Maria,

R. Tem misericórdia de nós.

Jesus, concebido pelo Espírito Santo no seio de Maria,

R. Tem misericórdia de nós.

Jesus, revelado pelo Pai e concebido no ventre de Maria,

R. Tem misericórdia de nós.

Jesus, Palavra Eterna, Filho Divino, abraçado pelo Pai, no seio de Maria,

R. Tem misericórdia de nós.

Jesus, cordeiro de Deus no ventre de Maria,

R. Salva-nos Senhor.

Jesus, inocente e Santo no seio de Maria

R. Escuta-nos por tua bondade.

Jesus, Filho de Deus e Messias no ventre de Maria,

R. Tem misericórdia de nós.

Celebrante: Jesus, sendo ainda natureza divina como Filho de Deus, não retiveste para Ti o ser igual e um com o Pai, mas sim baixou até te encarnares como Filho de homem e assumir a condição de menino no ventre de tua Santíssima Mãe, a Bem-aventurada Virgem Maria. Desde a concepção até a morte vivemos e existimos em ti. Nós te suplicamos que ilumines as consciências dos médicos e legisladores, que abençoes a todas as mães e que interceda perante o Espírito Santo e teu Pai para que todos os bebês concebidos desfrutem do precioso dom da vida. Pedimos que a amorosa proteção de Maria cubra todos os bebês no ventre de suas mães e os proteja em seu nascimento. Nós te pedimos, Jesus, em seu nome, a ti que com o Pai e o Espírito Santo, vives e reinas pelos séculos dos séculos.