Com uma Missa solene, os bispos do Peru comemorarão nesta quinta-feira, dia 23 de março, os 400 anos da morte de São Toríbio de Mogrovejo, segundo Arcebispo de Lima e Patrono do Episcopado latino-americano.

A Missa terá início às 10h da manhã e será presidida por Dom Jesus Moliné Labarte, Bispo de Chiclayo; na capela construída no lugar onde morreu Toríbio de Mogrovejo, na localidade da Zaña, Chiclayo, costa norte do Peru.

O Núncio Apostólico no Peru, Dom Rino Passigato; o Presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom Miguel Cabrejos, e o Secretário Geral da CEP, Dom Juan José Larrañeta; estarão entre os bispos concelebrantes desta Eucaristia.

Para conhecer mais sobre os atos programados pelo 4° centenário da morte de São Toríbio de Mogrovejo acesse o site:http://www.iglesiacatolicaorg.pe/cep

São Toríbio de Mogrovejo

Toríbio Alfonso de Mogrovejo, nasceu em Mayorga, Espanha, em 1538. Em 1581 chegou ao Peru e dedicou 17 de seus 25 anos de Bispo a visitar as regiões agrestes do país, trabalhando pela evangelização dos indígenas.

Morreu em Zaña, em 23 de março de 1606. Foi beatificado por Inocêncio XI em 1679 e canonizado por Bento XIII em 1726. Em 1983, o Papa João Paulo II o proclamou Patrono do Episcopado latino-americano.