A Arquidiocese de Lima  publicou um comunicado no qual explica os alcances da última homilia dominical do Cardeal Juan Luis Cipriani, citada por alguns meios de comunicação como crítica ao governo e utilizada pelo Bispo Emérito de Chimbote, Dom. Luis Bambarén, em algumas declarações polêmicas.

Nesta semana a imprensa local deu ampla cobertura às declarações do Bispo Emérito de Chimbote, cidade a  400 quilômetros de Lima, nas quais afirmou que o Purpurado deveria seguir as regras da homilética e não dedicar seus sermões a falar de política ou dar opiniões pessoais.

O comunicado do Arcebispado afirma que as declarações de Dom Bambarén respondem “ao desconhecimento do texto” da citada homilia, “emite um juízo alheio à   verdade e atenta contra a honra do Senhor Cardeal” e precisa que “o bem da Igreja nos obriga a fazer este esclarecimento público”.

O Arcebispado desculpa “fraternalmente, de todo coração”, ao Dom Bambarén, “no afã sempre vivo de insistir na necessária unidade da Igreja, na verdade e na caridade de Cristo”; e explica que as palavras do Cardeal Cipriani “expressam a natural preocupação do Pastor frente à crise institucional que sofre o país”.

O comunicado indica aos fiéis que    a homilia de 18 de julho passado “versou sobre a segunda leitura do Domingo XVI do Tempo Comum, na qual o apóstolo São Paulo escreve aos colossenses (1, 24-28), dizendo que     ‘Deus quis dar a conhecer a glória e riqueza que este mistério encerra para os gentis: quer dizer, que Cristo é para vós a esperança da glória’”.

Segundo o Arcebispado, o Purpurado comentou “que Deus nos diz qual é nossa tarefa, o  que devemos fazer na Igreja. E continuou lembrando a epístola de São Paulo, na seguinte passagem: ‘Nós anunciamos  esse Cristo; admoestamos a todos, ensinamos a todos, com todos os recursos da sabedoria, para que todos cheguem à maturidade em sua vida em Cristo’”.

A segunda parte da homilia foi   baseada no Evangelho do dia, que se refere à vida ativa de Marta e a vida contemplativa de sua irmã. Depois de ler a sentença de Cristo: "Maria  escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada", o Cardeal acrescentou que  “estando com Cristo falamos a verdade; estando com Cristo, vemos a esperança; estando com Cristo, exigimos nossos direito e cumprimos nossos   deveres; estando com Cristo, embora tenhamos dificuldades, teremos uma paz interior muito grande, que ninguém irá nos tirar”.

Com as  próximas Festas Pátrias, o Arcebispado recolheu algumas palavras da homilia do Cardeal Cipriani pronunciadas em 28 de julho de 2001, “que continuam tendo plena vigência: ‘Irmãos, nos toca viver um tempo difícil e, por isso, apaixonante. O país reclama de todos um suplemento de patriotismo que nos leve a nos reconhecer como parte da família dos filhos de Deus’”.