O Papa Bento XVI se reuniu nesta manhã com os cardeais do mundo e com aqueles que amanhã serão incorporados ao Colégio cardinalício para um diálogo aberto sobre temas importantes para a vida da Igreja.

A reunião, chamada de "Sínodo dos cardeais" pelo formato completamente aberto do diálogo –similar ao introduzido pelo Papa Bento durante o último Sínodo– começou às 9h30 da manhã., na Sala do Sínodo.

No início do encontro, o Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício, agradeceu ao Santo Padre em nome de todos os presentes por ter querido convocar esta Jornada "para enfrentar juntos os grandes desafios pastorais da hora presente".

A reunião de hoje, disse, "é uma mostra da importância que Sua Santidade atribui ao Colégio Cardinalício. De nossa parte, comprometemo-nos a corresponder à missão que a Igreja espera de nós".

Em seu discurso, o Cardeal Sodano lembrou também que os cardeais assistem ao Pontífice "tanto quando se reunem colegialmente, como quando atuam singularmente na Cúria Romana". Neste contexto, insistiu na "complementaridade" que existe entre os dois organismos consultivos dos quais dispõe o Romano Pontífice: o Sínodo, criado depois do Concílio Vaticano II e o Colégio Cardinalício.

"Sua Santidade nos indicará agora os temas sobre os quais deseja ouvir nosso parecer e conselhos. Como Decano, tenho a honra de lhe transmitir a saudação de todos os membros do Colégio ausentes por compromissos urgentes ou por razões de saúde, como o decano emérito, Bernardin Gantin, que estão presentes em espírito".

Durante a reunião houve intervenções livres dos assistentes, de acordo com o esquema de trabalho das sessões prévias ao Conclave do ano passado, que presidiu o então Cardeal Joseph Ratzinger na qualidade de Decano do Colégio Cardinalício.

Segundo fontes do vaticano, o diálogo desta manhã se centrou em dois temas: o retorno dos lefebvristas ao seio da Igreja e a idade limite de aposentadoria para os bispos.

Sobre o primeiro tema, o Pontífice pediu a opinião dos cardeais em relação à possibilidade de suspender a excomunhão do bispo cismático Marcel Lefebvre e os quatro bispos ordenados por ele, assim como uma anistia para o livre uso do missal de São Pio V; mas sem trair o espírito do Concílio Vaticano II.

Em relação à idade de aposentadoria dos bispos, em vistas que a esperança e a qualidade de vida aumentaram nos últimos anos, alguns cardeais expuseram adiar a idade oficial de aposentadoria para 80 anos.

Dos 193 cardeais que formam o Colégio Cardinalício, 150 assistiram à reunião.

Os idiomas oficiais da reunião são espanhol, italiano, francês e inglês.

A Jornada de reflexão e de oração prossegue nesta tarde, entre às 17h e 19h.